sábado, 5 de março de 2011

TORNEIO FURIOLA - ISTO SÓ VISTO!






Furiola será doravante a designação do Torneio em dia de Aniversário do Esfola e do Furioso. Teve lugar em S.Lourenço, com a presença de 20 jogadores (21, se contarmos com o Taco Certo que não jogou mas que veio de propósito para o almoço),e incluiu 3 convidados especiais que nos honraram com a sua presença: o Maior, o A.Santos e o Velho.
O Grande Vencedor foi o Patinha (39 pontos), acompanhado no podium pelo Gavião e pelo Juiz (36 e 34 pontos respectivamente). Ainda com direito a prémio, fechou a classificação o Zé Felino (22 míseros pontecos).
Sobre o jogo ficam as imagens, da autoria do nosso "cameraman" A. Santos.
Uma palavra sobre o almoço, especialmente confeccionado para o evento servido na Casa dos Pinheiros, cujo proprietário é o nosso prezado consócio Patinha da Caiada que, por uma feliz e agradável coincidência, foi o vencedor do torneio e o financiador do voraz apetite dos vinte mânfios. Parabéns pela vitória e bem haja pelo repasto. A maré de agradecimentos deve estender-se também ao Maior e ao A.Santos (o Maior ainda acabou por fazer negócio pois acabou por fechar contrato com o Patinha para abastecer o restaurante de azeitona e derivados).
Lugar aprazível, bem decorado e com bastante luz natural, e com boa amesentação.
A refeição foi servida a bom ritmo por dois eficientes funcionários, sob o comando talentoso e simpático da Cristina, esposa do proprietário que passou a manhã a jogar golfe e não mexeu uma palha o tempo todo.
Acenaram-nos 5 entradas dignas de nota alta. Provemo-las então:
Cenouras de conserva, excelentes o tempero e a cozedura, sem abuso do pimentão que muitas vezes arruinam este verdadeiro "amuse bouche" da nossa terra.
Uns carapaus alimados irreprensivelmente tratados, sem vestígios de pele e com rigidez apropriada, a adivinhar uma salgadura respeitadora da arte de bem alimar.
Uma salada de polvo tenríssimo e bem apaladado, onde o paladar dos braços do cefalópode (os polvos não possuem tentáculos) prevalecia na presença dos outros ingredientes e onde não entrava a mais que dispensável batata cozida.
Uma petinga de fritura correcta, que as deixaram estaladiças e saborosas.
Sem se destacar neste pelotão de petiscos, mas dignas de nota à parte no plano sápido, umas lulas bem grelhadas cortadas às tirinhas, onde a qualidade do molusco e o diálogo azeite/vinagre não davam lugar a reparos.
Preparados os estômagos, foi servido lombinho de porco com amêijoas boas, de óptimo aspecto e aroma. Do sabor apenas podemos referir as categorizadas opiniões dos outros comensais, já que ao cronista foi-lhe servida uma reconfortante canjinha para apaziguar um aparelho digestivo debilitado por estragos gastronómicos sofridos na antevéspera.
Foi servido um honesto vinho do Douro, branco e tinto, que animou os espíritos, quiçá em demasia, já que, como alguém referiu depois, a Casa dos Pinheiros quase se transformava na Casa dos Galos. Mas isso são contas de outro rosário.
Travessas de fruta fresca e variada, já arranjadinha e pronta a deglutir, pôs termo a este agradável repasto.
Encerraram a jornada as comemorações dos aniversários. Esfola e Furioso tiveram direito a bolos diferentes, mas onde o verde imperava, por força do carácter leonino no Furioso e da natureza no golfe.
Excelente a decoração e formato dos bolos: os logotipos de dois gloriosos clubes, Esfola Golfe Clube e Sporting Clube de Portugal, os maiores nas respectivas modalidades.

Nota hdcps- Patinha desce 2.5 pts; Docanibal e Flamingo sobem 0.5 pts ( o Flamingo sobe 1 pois a anterior descida conta no quadro dos resultados mas não foi registada no blogue)

Sem comentários: