sexta-feira, 9 de abril de 2010

Enciclopédia Esfola: APRENDAM SEUS IGNORANTES!



A modalidade "match play’’ foi a primeira e única forma de disputar uma partida de golfe até 1759. Nesse ano, os membros da Society of Saint Andrews Golfers organizaram o primeiro torneio na modalidade "stroke-play’’, que não agradou aos jogadores, adoptando-se, então, a modalidade "match-play’’ até que, em 1764, o campo de Saint Andrews foi modificado para 18 buracos, medida que acabou sendo padronizada em todo o mundo e favoreceu a realização de novos torneios de "stroke-play’’. Mas esta última modalidade somente viria a se afirmar a partir de 1848, quando a antiga bola de couro e penas foi substituída pelas moldadas em guta-percha, sumo extraído de uma árvore malaia, que se solidifica ao secar. Este tipo de bola deu novo impulso ao golfe moderno, permitindo inclusive o surgimento dos primeiros profissionais.
As bolas passaram por nova evolução em 1899, com a invenção da bola com núcleo de borracha. Em 1902, finalmente, chegou-se à bola de três componentes, que permanece até hoje com poucas modificações: um núcleo de borracha sólida envolto por tiras de elástico sob tensão e coberto por fina camada de guta-percha pintada de branco.
Com a nova bola, a precisão e a eficiência das tacadas aumentaram muito, obrigando à ampliação dos campos de golfe existentes. Assim, os campos que tinham cerca de quatro quilómetros de percurso, foram ampliados para seis quilómetros.
Em 1922, a United States Golf Association padronizou pela primeira vez as medidas da bola de golfe: não deve ter menos de 1,68 polegada de diâmetro (4,26 cm), não deve pesar mais de 1.62 onça (43,23 g) e não pode ultrapassar os 250 pés por segundo (76,2 m) nos testes de velocidade inicial.

Sem comentários: