terça-feira, 22 de junho de 2010

Magazine Esfola : Técnicas do Juiz para ultrapassar os obstáculos





Como todos sabemos, a água, as árvores e os bunkers são os principais obstáculos que um golfista enfrenta no campo.
O Magazine Esfola mostra hoje como o numero 1 do nosso ranking os
ultrapassa.Comecemos pelo shot Moisés. Trata-se de fazer a bola bater na água sem a afundar. A técnica aplicada, de difícil execução, consiste em jogar a bola baixa e, quando esta tocar a água, gritar "FÔÔÔ...GO". A água, tal como na cena bíblica, como que se evapora e a bola desliza suavemente para as margens do obstáculo. Já vi este shot funcionar na perfeição em quase todos os buracos com água dos Pinheiros Altos.
O segundo shot é o "Robin dos Bosques" e serve para ultrapassar árvores e arbustos.
Depende muito do tipo de árvores. Assim, um shot destes difere consoante se joga nos Pinheiros Altos, no Laranjal, nos Palmares ou na Amendoeira. Tem de se ter em atenção o tipo de folhagem, a sua densidade e até a rigidez dos troncos e ramos.
Os shotes do nosso homem são como setas do Robin: atravessam folhas, tabelam em troncos e ramos, ficando a bola quase sempre em boa posição. Também neste shot a voz de comando para a bola tem muita importância: "bate", "salta" ou "passa" são gritos normalmente eficazes.Finalmente o shot "Lawrence da Arábia", lembrando o famoso herói que se esgueirava ligeiro sobre as areias do deserto. É extremamente eficaz nos bunkers à volta do green.Ainda hoje se verificou no dezoito da Quinta da Ria, em que, ao segundo shot, a bola bateu no bunker e saltou
para o green. Aqui, mais do que as técnicas de aterragem, prevalece a força mental. É uma questão de fé!
E por agora é tudo. Esperamos, pouco a pouco, ir desvendando para os nossos leitores os segredos dos shotes impossíveis do grande Juiz.
Pato

Sem comentários: