quarta-feira, 30 de junho de 2010

" Meeting All Stars"-Saca Moelas estreia-se com vitória


Perdoem-me os meus companheiros do Esfola quão serôdia surge a presente crónica. Mas, como se tornou vulgo dizer, "há mais vida para além do golfe". Os leitores perdoar-me-ão ao saber que o final das minhas quartasfeiras estão preenchidas em actividades de índole espiritual, num centro de cultura popular que, aos que o desconhecem, convido a visitar: a Adega Amável, recanto castiço onde se petisca e se canta o fado.
Fechado que está o capítulo das justificações, passemos à crónica da jornada.
Campo: o excelente S. Lourenço, impecavelmente tratado e pronto a receber o melhor golfe.
Tempo: Altas temperaturas, agravadas pelo calor da competição
Resultados: vitória do Saca Moelas que, com uma segunda volta brilhante, totalizou 39 pts. Seguiu-se-lhe o Taco Certo com 38 e o Juiz com 37.Heart-ista totalizou 33 pts, Corta Tudo 32, Pato e Coelho Bravo 31. Atingiram a trintena de pontos Furioso, Swing Zen, Gavião e Doc-Anibal. Diabo e Juizinho não foram além dos 29, fechando o pelotão um Flamingo decepcionante com 26, um Taliban inofensivo com 23 e o Galinhola, a correr por fora, com 20 pts.
Seguiu-se ao prélio um repasto "chez" Eliziário. Farto em quantidade e com qualidade à altura dos exigentes paladares dos comensais. Priviligiou-se a cozinha do litoral algarvio, com entradas variadas e apetitosas: salada de polvo com ciclistas, sardinha assada, miúda mas gorda, carapaus alimados a preceito e umas saborosíssimas e bem grelhadas lulinhas, cortadas em tiras. Uma caldeirada, feita de acordo com os cânones,selou com brilho a comezaina. Para limpar o palato, óptimas cerejas. Bebeu-se em profusão muito bom vinho, tinto e branco. Café e medronho da casa facilitaram a digestão.
Aproveitou-se o convívio para debater algumas questões relativas ao funcionamento do clube. A oposição à actual liderança fez-se ouvir, porém de forma incipiente. Surgem no entanto indícios de que, a médio prazo, uma alternativa possa aparecer.
A actual Direcção move-se sobre o fio da navalha e pode, a breve trecho, vir a ter de enfrentar os poderosos poderes corporativos de médicos e advogados."Wait and see", parece ser a estratégia do Juiz.
O primeiro classificado recebeu uma medalha (a que sobrou do 10 de Junho)e o Galinhola viu também premiado o seu enorme fairplay (maneira afável de dizer que ficou em último).Ao Heart-ista coube o prémio do patrocinador para o "nearest de pin": um putter, que o Juiz quis confiscar e pôr em hasta pública. A ideia no entanto não vingou. Aos patrocinadores, A Santos e C Rocha, a destilaria Esfola ofereceu duas garrafitas de bom medronho.
De salientar ainda um momento cultural, em que o Pato revelou dotes de "diseur" (modéstia à parte), ao declamar um poema-dedicatória encontrado nos arquivos do Esfola, dirigido ao então Galinha do Campo pelo Juiz (será publicado em post próprio).
E ala, que se faz tarde!
Pato

Sem comentários: