domingo, 19 de dezembro de 2010

Resultados Prémios Esfola 2010


Um Júri constituido por personalidades independentes reuniu para nomear personagens e factos do Esfola 2010, como é comum nos órgãos de comunicação social de referência, como é o caso do nosso blogue.
O Júri foi presidido pelo José Raimundo, intelectual da treta, auxiliado pelo João Bicharoco, distinto zoólogo e pelo comentador oficial do Esfola, o poli(pa)tólogo Patocheco Pereira.
Vamos então para a "Passerelle"

Jogador do Ano - Juiz. Obviamente pelos feitos desportivos, com a vitória BMW à cabeça, mas também pela forma democrático-ditatorial como governa o Esfola, obedecendo ao seu lema: "ditadura é quando tu mandas em mim, democracia quando eu mando em ti"
Jogador Revelação do Ano - Pato, por ter conseguido intrometer-se na luta dos "masters", o que levou inclusivé a terem de ser criadas regras "ad hoc" para o controlar.
Jogador Decepção do Ano - Flamingo,pois prometia imenso no início atingindo resultados excepcionais para depois cair a pique.
Jogador com mais "fair play" do Ano - Galinhola, sempre bem disposto nas derrotas e... nas vitórias (quando as Galinholas tiverem dentes?).
Jogador mais azarado do Ano - Coelho. Por ser impedido de sair da toca para ir a Jerez, ainda por cima em virtude de uma lesão que veio a revelar-se nada grave.
Jogador ainda mais azarado do Ano - Raposão. Por não ter ido a Jerez, em virtude de um Cuco ocupar o seu ninho.
Jogador, ena cum caraças!, ainda mais azarado do Ano- Pantera que viu a sua licença esfola suspensa por 3 ANOS, por faltar aos torneios sem avisar só porque tem passado as noites em branco a dar de biberon.
Político Revelação do Ano - Cortatudo. Oriundo das bandas de Santa Comba, região pródiga em políticos providenciais, posicionou-se como a alternativa mais consistente ao Juiz, sem tê-lo afrontado directamente, mas através dos seus apoiantes.
Político Decepção do Ano - Albatroz. Desbaratou o capital político e a popularidade que dispunha dentro da comunidade esfola e acabou por ter de renunciar à luta pela liderança.
Político Promessa do Ano- Diabo. Senhor de uma retórica inesgostável, vai desafiando o Juiz sempre que tem oportunidade.
Artista do Ano - Óbviamente o Heartista! Multifacetado, ele é pintor (pinta a manta como nenhum), ele é actor (representa diversas personagens Esfola), e simultaneamente ele é músico e bailarino(dá música e dá baile à malta)!
Facto Desportivo Nacional do Ano - A promoção da "Galinha do Campo" a "Taliban"
Facto Desportivo Internacional do Ano- O Torneio de Jerez
Facto Nacional do Ano - A fuga da Judite com o Xantinhos
Facto Internacional do Ano - O entrevamento do Juiz que levou à entrevista do Pato ao Canal 18.
Espírito Esfola do Ano - Prémio Especial BetAndEsfola- Furioso.Jogador com mais esfolas em média por partida. Aquilo é para primeira volta, para a segunda volta, para a volta completa. Apetece dizer "O Furioso, volta e meia, ESFOLA!"
Instituição do Ano - PIAPE (Polícia Esfola)pelas investigações desenvolvidas nos casos "Esfola Oculta" e "Wikiesfola"
Personagem Macho do Ano - O Fera. O Sansão do Esfola, agora ainda com mais cabelo. Não é preciso dizer mais nada!
Personagem Fêmea do Ano - A Judite, pela sua capacidade de se desdobrar (e se dobrar) em várias frentes (e à frente de vários).
Prémio Literário do Ano - Irmão Xantinhos. Um contributo importante para enriquecer ainda mais a escrita portuguesa, em época de implementação do novo acordo ortográfico.
Empresário Nacional do Ano - Compadre Manel, pela abertura do campo de Golfe para Nudistas da Amareleja
Empresário Internacional do Ano - Gavião, pela sua actividade "import/export" em bens transaccionáveis de valor acrescentado. Troca cavala e biqueirão por champagne do melhor e ainda ganha algum!
Sindicalista do Ano - Docanibal. Sempre a reinvindicar aumentos de handicap.
Sindicalista Esfola do Ano /secção juventude - Juizinho. Resiste às ameaças do patronato e vai mantendo intocáveis os seus direitos.
Personagem "Socialite" do Ano /homem- O diplomático Swing zen:lembra-se sempre do aniversário de uma dama mas nunca da sua idade...
Personagem "Socialite" do Ano /mulher - Lola Pagola: já foi amante do Duque, vive à conta do Compadre Manel na Amareleja, passa férias no Algarve à pala Juiz e ainda por cima, segundo consta, é travesti e ataca na estrada de Quarteira!
Frustração Esfola do Ano - Sacamoelas. Sagrou-se o grande vencedor do histórico 1º Torneio Esfola e nunca mais pôde participar, sacrificando a sua carreira desportiva à progressão na carreira.
Trambolhão Esfola do Ano - Taco Certo. Uma vitória por números extraordinários fê-lo cair para um handicap ínfimo de onde nunca mais se levantou.
Prémios Especiais
Aquisição do Ano
- Patinha.Chegou a meio da época e já leva mais esfolas que muitos.
"Chef" do Ano - Ti Cómes.Também chegou com a abertura dos mercados. Mas neste caso dos Mercados de Quarteira e de Faro.
Mecenas do Ano - Jaquinzinho Arranha-Céus, primeiro subscritor da acção humanitária "Dê uma esmola para o esfola".
Prémio Stromp - 2 Sentinelas
Prémio Apito Encarnado - Juiz Árbitro Chavéz

Por decisão do Júri, não foi atribuído qualquer prémio ao Franciú, pelo facto de ter sido completamente ofuscado pela Judite já nomeada para 2 prémios.
Escusado será dizer que também aqui houve mãozinha do Juiz

Sem comentários: